A Lenda do Santuário

Filmes
Lenda do Santuário!

A Lenda do Santuário

"Saint Seiya: Legend of Sanctuary"

Lançamento no Japão: 21 de Junho de 2014; no Brasil: 11 de Setembro de 2014
Duração: 93 minutos

Introdução

Para comemorar os 40 anos de carreira do criador Masami Kurumada, a Toei Animation produziu o primeiro filme em Computação Gráfica dos Cavaleiros do Zodíaco. Entretanto, o projeto do filme começou em Dezembro de 2010, com a primeira imagem/esboço sendo divulgada na ocasião. O filme levou cerca de quatro anos para ficar totalmente pronto e estreou nos cinemas japoneses no dia 21 de Junho de 2014.

No Brasil, após uma longa novela, o filme foi licenciado pela Diamond Films, com dublagem da DuBrasil, e lançado nos cinemas no dia 11 de Setembro de 2014, mês e ano em que a série completava 20 anos no Brasil. Atingiu a excelente marca de 514 mil ingressos vendidos! O lançamento em DVD foi realizado pela Paris Filmes no dia 28 de Março de 2016, porém apenas com áudio original japonês, ou seja, sem a dublagem em português (não houve acordo para a utilização da dublagem exibida nos cinemas).


A fuga de Aiolos

Aiolos de Sagitário salvou o bebê Atena e passou as informações para Mitsumasa Kido.
Aiolos de Sagitário salvou o bebê Atena e passou as informações para Mitsumasa Kido.

O filme começa com Aiolos de Sagitário voando no céu (espaço), carregando a bebê Atena em seus braços. A cena é muito bonita, cheia de efeitos especiais, alguns em slow motion. Ele é perseguido por Shura de Capricórnio e Saga de Gêmeos e acaba acertado por um golpe, caindo na Terra. Em outro local, o Grande Mestre recebe a visita de Shura, que relata todo o acontecido. Neste momento vemos uma borboletinha sobrevoando o mestre e pousando em seu ombro (essa borboletinha deverá ter alguma relação com uma possível continuação do filme, explicaremos mais adiante).

Nas cordilheiras do Himalaia, Mitsumasa Kido, Tatsumi e outro personagem que não dá para identificar, estão realizando uma expedição em uma caverna de gelo. Eles encontram uma passagem e se deparam com um local cheio de luz e com o que parece ser pétalas ou penas caindo. Mitsumasa olha em seu livro e identifica que está diante do relógio de fogo do Santuário. Mais a frente, ele encontra o bebê Atena e Aiolos, muito ferido. O Cavaleiro de Ouro, através de telepatia, conta tudo o que aconteceu, e depois pede para ele cuidar de Atena. Aiolos entrega uma placa dourada (trata-se da sua armadura de Sagitário). A cena é muito bonita e bem feita! Surge o logotipo do filme, com efeitos em volta. Esta foi a introdução!


Emboscada para Saori

Tatsumi conta para Saori Kido que ela é a deusa Atena e logo em seguida eles são atacados.
Tatsumi conta para Saori Kido que ela é a deusa Atena e logo em seguida eles são atacados.

16 anos depois, Saori se lembra de um momento da sua infância, quando foi atacada por um cachorro, enquanto segurava um gatinho, e foi salva por Seiya, que acabou ferido. Ela, através do seu desconhecido cosmo, acaba curando o jovem garoto. Após essa lembrança, vemos que ela está dentro de um carro, dirigido por Tatsumi. O mordomo então explica que ela é Atena e toda a história dos Cavaleiros (vemos uma animação interessante aqui, com gravuras em pedra). De repente, o carro é atacado e eles sofrem um a acidente (conforme já foi visto em um dos trailers). O ataque é coordenado por um Cavaleiro misterioso (não é dito seu nome, mas pela lista de dubladores brasileiros divulgados, temos a certeza de que se trata de um Cavaleiro de Bronze). O visual dele lembra uma Medusa. Seiya surge e salva Saori. O Cavaleiro de Pégaso, com socos, joga o inimigo pra longe. O legal é que os golpes, ao se chocarem na armadura do inimigo, fazem sons de metal, dando uma sensação exata de que são armaduras (sensação de peso). Seiya então resolve vestir a sua armadura. Ele usa a plaquinha que carrega no peito e a joga no chão. A plaquinha se transforma na urna da sua armadura, que se despedaça e as partes voam para o alto. Seiya pula e as partes da armadura começam a se encaixar no seu corpo. Aqui um show a parte, a animação é fantástica, com rotação de câmera em slow motion. Muito legal mesmo!

O Cavaleiro de Bronze
O Cavaleiro de Bronze "Medusa" é o primeiro dos inimigos que atacou Saori e Tatsumi e acabou derrotado pelo Seiya!

Seiya dispara os seus Meteoros de Pégaso e finalmente vence a "Medusa". Outros Cavaleiros de Bronze "inimigos" surgem, mas Shiryu de Dragão surge para ajudar. Shun também está no local e pega Saori pelo braço. Hyoga chega vestindo uma jaqueta preta e dirigindo uma moto, para em seguida derrotar um Cavaleiro de Bronze também. Shun utiliza as suas Correntes para proteger Saori e vencer outro inimigo. Saori fica perdida sem saber o que está acontecendo, mas Tatsumi (com o cabelo todo queimado, em uma cena engraçada) avisa que eles são os Cavaleiros que ele tinha falado anteriormente e que estão ali para protegê-la!

Em seguida, uma cena do Santuário é mostrada. Parece ser um lugar futurista, com naves sobrevoando e prédios com uma arquitetura muito avançada. A sensação que dá é que o Santuário fica localizado em um outro planeta ou em outra dimensão, mas muito mais avançada do que a Terra dos dias atuais. Na Sala do Grande Mestre, dois Cavaleiros estão ajoelhados diante do mestre. São eles: Aiolia de Leão, um Cavaleiro de Ouro, e o Sagita, um Cavaleiro de Prata. O mestre explica sobre a traição de Aiolos e toda aquela história que já conhecemos.

Do lado de fora da casa de campo, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun conversam com Saori Kido!
Do lado de fora da casa de campo, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun conversam com Saori Kido!

Atena e os Cavaleiros se dirigem para uma casa de campo (lembra muito a casa de campo do filme Prólogo do Céu e do anime Ômega, pode ser que seja a mesma). Seiya, com seu jeito todo alegre e agitado (ele tem vários momentos cômicos) está comendo um sanduíche enquanto conversa com Hyoga (que está sério e bebendo algo). Shun está deitado em um sofá, dormindo. Tatsumi gesticula com eles, sobre o fato de Saori estar confusa com os seus poderes e com toda a mudança que cerca a sua vida. Saori está sentada diante de um piano, mas não consegue tocar direito. Shiryu chega, ainda vestindo a sua armadura. Do lado de fora, na varanda, está nevando e Seiya, Shun e Shiryu conversam com Saori. Eles insistem que estão lá para protegê-la. De repente, eles são atacados por Aiolia, que chega destruindo tudo (animação fantástica). Hyoga se junta ao grupo e eles reconhecem que se trata de um Cavaleiro de Ouro. Os Cavaleiros de Bronze levam uma verdadeira surra do Leão dourado. Aiolia acaba cortando um pedaço do cabelo de Saori com um golpe, que só não acertou a deusa em cheio porque Seiya interferiu. Saori foge e os Cavaleiros de Bronze acabam todos no chão com um só golpe do Leão. Saori então queima o seu cosmo diante de Aiolia. A cena é muito bonita, a animação do cosmo é muito fluída. Saori chora, enquanto implora para Aiolia não fazer nada com os Cavaleiros. Aiolia começa a duvidar das intenções do Grande Mestre. Tatsumi surge no local e entrega a placa da armadura de Sagitário e pede para ele não levar Saori. Aiolia vai embora, prometendo investigar se eles estão falando a verdade sobre o Mestre.

Saori é atingida pela flecha do Cavaleiro de Prata Tremy de Sagita!
Saori é atingida pela flecha do Cavaleiro de Prata Tremy de Sagita!

Depois disso, Saori está em sua cama e vê a sua imagem no reflexo da janela. Ela sai e vai novamente para a parte externa da casa. Ela conversa com Seiya, que está com vários curativos no rosto e na mão. Seiya comenta sobre o cabelo da Saori, que acabou cortado. Seiya imita o jeito do velho Mitsumasa Kido e faz algumas palhaçadas. Saori ri. Neste momento, eles são atacados pelo Cavaleiro de Prata de Sagita, que atira uma flecha fantasma, acertando o peito de Saori. Os Cavaleiros de Bronze perseguem o inimigo, mas este é vencido por Ikki de Fênix, que chega ao local da mesma forma que sempre fez, com entradas triunfais. Seu visual é bem sombrio neste momento, já que ele está com o elmo fechado e os olhos brilhando.


Vamos ao Santuário!

Saori e os Cavaleiros de Bronze resolvem partir para o Santuário!
Saori e os Cavaleiros de Bronze resolvem partir para o Santuário!

Atena e os Cavaleiros resolvem partir para o Santuário. Saori já está de cabelo curto. Eles estão diante de um avião, mas avisam que só podem ir ao Santuário de outra forma. Eles juntam então as suas plaquinhas de armadura no chão e um portal se a abre até o céu, com escadarias (aqui reforça a sensação de que o Santuário fica localizado em outro planeta ou dimensão futurista). Todos adentram ao portal, inclusive Saori. Tatsumi fica e reza para que tudo dê certo.

No Santuário, o Grande Mestre discursa para os Cavaleiros de Ouro e uma multidão, ao lado de uma deusa Atena (que mais adiante vemos que se trata de uma Atena falsa, uma ilusão criada pelo mestre, embora possa ser interpretado também como uma amazona do Santuário se passando por Atena, através dos poderes de ilusão do mestre). Na entrada do Santuário, Saori já começa a se sentir debilitada pelos efeitos da flecha de Sagita e Seiya então resolve carregá-la nas costas. Shiryu começa a explicar tudo sobre o Santuário, mostrando total conhecimento prévio. Os outros Cavaleiros acabam achando toda a explicação de Shiryu uma chatice e Seiya e os outros fazem graça enquanto passam pelo Dragão (a cena é engraçada). Eles adentram a Casa de Áries, que é cheia de cristais. Saori começa a sentir os efeitos da flecha de forma intensa, uma espécie de marca de serpente surge na parte de trás do seu pescoço. Dá a entender que a marca suga o seu cosmo. O Cavaleiro de Áries surge diante deles e Seiya o ataca. Mu se defende com a Parede de Cristal e "trava" o punho de Seiya com seu golpe também. Shiryu reconhece Mu e faz uma menção ao Cavaleiro de Libra (a única menção sobre Libra do filme todo). Mu reconhece que Saori é Atena e deixa os Cavaleiros passarem. Do lado de fora, Seiya encontra uma forma mais divertida de chegar até a próxima casa e usa Hyoga como trampolim. Ele acaba no telhado da Casa de Touro e cai (nesta parte vemos aquela cena cômica do Hyoga desviando, deixando Seiya e Saori caírem no chão). A cena é bem engraçada mesmo, porque Saori faz uma cara de brava depois que tudo acontece. Seiya, com seu jeito palhaço, nem percebe que eles estão diante de mais um Cavaleiro de Ouro. Aldebaran está apreciando um belo banquete. É muita comida, muita carne! O Cavaleiro de Ouro diz que não os deixará passar e Seiya então rouba uma maça, irritando o Touro. A luta começa e se desenrola de forma intensa.

Seiya consegue cortar o chifre da armadura do cavaleiro de Touro!
Seiya consegue cortar o chifre da armadura do cavaleiro de Touro!

O Touro é gigante perto dos Cavaleiros de Bronze. É uma das lutas mais legais e intensas do filme todo. Depois de apanhar, Seiya finalmente consegue cortar um dos chifres de Aldebaran. Mu chega ao local e pede para Aldebaran deixar os Cavaleiros de Bronze passarem. Mu e Aldebaran explicam sobre o poder dos Cavaleiros de Ouro e sobre o sétimo sentido. Saori começa a sentir ainda mais os efeitos da flecha de Sagita. Marcas são vistas pelo seu corpo e Mu explica que o seu cosmo está sendo sugado pelo Grande Mestre. Os Cavaleiros então partem para a próxima Casa, enquanto Mu e Aldebaran ficam com Saori, protegendo-a.

Novamente na Sala do Grande Mestre, vemos o relógio de fogo e Saga sofrendo, provavelmente por estar absorvendo o cosmo de Atena. Vemos também que ele tem uma grande raiva de Aiolos. Na Casa de Câncer, os Cavaleiros se deparam com Máscara da Morte cantando junto com as cabeças dos mortos. As cabeças são coloridas e todas cantam uma canção alegre (aqui está a parte mais esquisita do filme, já que transformaram o Cavaleiro de Câncer em um personagem cômico e tiraram totalmente o lado sombrio da Casa de Câncer, em nossa opinião, totalmente desnecessário). O show termina com fogos de artifício. Shiryu reconhece o Cavaleiro de Câncer e diz que lutará contra ele.

Máscara da Morte de Câncer consegue, em um primeiro momento, deter Hyoga e Shiryu!
Máscara da Morte de Câncer consegue, em um primeiro momento, deter Hyoga e Shiryu!

Máscara da Morte ataca, mas Hyoga defende o golpe. Shiryu e Hyoga ficam para lutar contra ele, enquanto Shun e Seiya partem. Máscara da Morte ataca com as Ondas do Inferno e envia Hyoga para a Casa de Aquário e Shiryu para o mundo dos mortos. Seiya e Shun chegam na Casa de Leão e são atacados por Aiolia. Shun é jogado para longe e Aiolia desce as escadas (cena vista em um dos primeiros trailers). No mundo dos mortos, Shiryu está diante do Yomotsu e é atacado pelas costas por Máscara da Morte. Na Casa de Aquário, há um belo aquário jorrando energia ao fundo e Hyoga recolhe Camus, o seu mestre. O Cavaleiro de Ouro diz que não poderá deixar o seu pupilo passar, pois ele é um traidor. Os dois começam a lutar. Camus utiliza o jarro das suas costas para absorver todo o frio da Casa de Aquário e depois materializar em um golpe de gelo contra Hyoga. As lutas começam a acontecer de forma simultânea agora, com Aiolia atacando com golpes de energia e na velocidade da luz contra Seiya na Casa de Leão. O Relâmpago de Plasma é poderoso. Percebe-se que Aiolia está enfeitiçado pelo Satã Imperial do Grande Mestre. Shun volta à luta para ajudar Seiya, mas tem suas Correntes quebradas por Aiolia.

Aiolia de Leão se impõe diante do Cavaleiro de Bronze Shun de Andrômeda!
Aiolia de Leão se impõe diante do Cavaleiro de Bronze Shun de Andrômeda!

Seiya retoma a luta e recebe o Relâmpago de Plasma mais uma vez, mas desta vez ele consegue se esquivar (na verdade ele fica parado) e dispara o seu Cometa de Pégaso, deixando Aiolia em apuros. Shun aproveita o momento para partir para a próxima Casa, mas Aiolia percebe e parte em direção de Shun. Shaka de Virgem surge e evita o golpe do Leão. O Cavaleiro de Virgem utiliza os seus poderes para tirar Aiolia dos efeitos do Satã Imperial. A cena é intrigante. De volta a Casa de Aquário, Camus resolve disparar a Execução Aurora e Hyoga faz o mesmo. Os golpes colidem (animação linda) e Camus é vencido, reconhecendo o poder do seu pupilo. Hyoga volta para a Casa de Câncer. No Yomotsu, Shiryu está prestes a cair e se segura com apenas uma mão na beira do precipício. Ele então queima o seu cosmo até o limite e consegue se recuperar. De forma similar a série clássica (talvez a única luta realmente similar), ele consegue golpear Máscara da Morte, fazendo com que a Armadura de Câncer saia do corpo dele. Máscara da Morte ainda tenta, em vão, utilizar uma espécie de espada de energia que surge no seu braço. Shiryu então retira a sua armadura para lutar, para não ter uma luta desleal, e vence o Cavaleiro de Ouro com o seu Cólera do Dragão (conforme já vimos em um dos trailers). Máscara da Morte cai no Yomotsu.

Seiya de Pégaso sofre nas mãos da amazona Milo de Escorpião!
Seiya de Pégaso sofre nas mãos da amazona Milo de Escorpião!

Seiya e Shun chegam à Casa de Escorpião e Shun se vê obrigado a utilizar as suas correntes para se proteger do golpe do Cavaleiro de Ouro de Escorpião. Na verdade trata-se de uma Amazona. Shura chega ao local. De volta a Casa de Câncer, Mu e Aldebaran, que carrega Saori, chegam e veem que Hyoga e Shiryu estão caídos. Saori usa os seus poderes para "reviver" os dois. De volta a Casa de Escorpião, Milo utiliza golpes com muita velocidade e dispara a Agulha Escarlate. A luta acaba seguindo para a Casa de Capricórnio e Shura começa a lutar também (dá a entender que Shura é soberano sobre a Amazona de Escorpião, dando ordens). O Cavaleiro de Capricórnio, juntamente com a Amazona de Escorpião, dão uma surra nos Cavaleiros de Bronze. Neste momento surge Ikki de Fênix, em mais uma entrada triunfal. Ikki começa a lutar corpo a corpo contra Shura, mas o Cavaleiro de Bronze leva a pior. Seiya se levanta e começa a lutar contra Milo, conseguindo inclusive trincar uma parte da sua máscara. A Armadura da Amazona de Escorpião é muito interessante, visualmente muito bonita. Em um dos golpes de Seiya, uma das paredes da Casa de Sagitário se rompe, revelando o testamento de Aiolos.

Shaka de Virgem explica toda a verdade sobre Aiolos de Sagitário e Atena!
Shaka de Virgem explica toda a verdade sobre Aiolos de Sagitário e Atena!

Mu, Shaka, Aldebaran e Aiolia chegam ao local e explicam toda a verdade sobre Aiolos. Shura e Milo começam a entender e finalmente reconhecem Saori como Atena. Aiolia então conta do momento que duvidou do Mestre e foi visitá-lo, foi neste momento que ele foi atacado e recebeu o Satã Imperial. Milo retira a sua máscara e podemos ver finalmente o seu rosto e seus cabelos ruivos. Trata-se realmente de uma mulher. Os Cavaleiros de Ouro conversam e chegam a conclusão que o Grande Mestre é na verdade Saga de Gêmeos. Saori percebe que Seiya está gravemente ferido e o cura com seus poderes e com seu cosmo. Os outros Cavaleiros de Bronze estão presentes na cena e dão palavras de incentivo. Os Cavaleiros de Ouro resolvem ajudar os Cavaleiros de Bronze e todos partem em direção a sala do Grande Mestre. Afrodite questiona o Grande Mestre sobre Atena. Antes que pudesse mostrar o seu poder, Afrodite é vencido pelo golpe Outra Dimensão. Os Cavaleiros de Ouro observam a queda e morte de Afrodite, fora da Sala do Grande Mestre. Neste momento, o Grande Mestre invoca um gigante de pedra para atacar os Cavaleiros de Ouro. Todo o Santuário começa a desmoronar e ser destruído. Os Cavaleiros de Ouro começam a lutar contra o gigante de pedra, enquanto os Cavaleiros de Bronze observam que o Grande Mestre já veste a sua armadura (metade negra, metade dourada). Ele diz que já absorveu todo o cosmo de Atena e agora governará mundo como um Deus. Seiya surge e confronta Saga.


Pégaso vs Gêmeos!

O Grande Mestre revela ser na verdade o Cavaleiro de Ouro Saga de Gêmeos!
O Grande Mestre revela ser na verdade o Cavaleiro de Ouro Saga de Gêmeos!

O cosmo do Pégaso queima intensamente e Seiya consegue golpear Gêmeos, jogando para longe. A luta se desenrola corpo a corpo, de forma intensa. Em determinado momento, Saga começa a levar grande vantagem (na verdade, está é a melhor luta do filme). Seiya começa a sofrer com um ferimento de energia em seu braço. Saga parece possuído e sua feição começa a ficar ainda mais aterrorizante. Saga concentra energia para disparar a Explosão Galáctica, mas Seiya consegue deter o golpe. A qualidade da animação neste momento é impressionante! Seiya consegue reverter o golpe de Saga contra ele mesmo, praticamente destruindo o Cavaleiro de Ouro e toda a Sala do Grande Mestre. Os Cavaleiros de Ouro finalmente conseguem vencer o gigante, cada um aplicando um golpe (ficou bem legal este momento deles lutando juntos).

Parece que tudo está terminado, mas Saga ressurge, tornando-se um monstro gigante (na verdade, neste momento me veio na cabeça a Gigantomaquia, com o surgimento da Deux ex machine. Sinceramente acho que é o que melhor expressa esse momento e por ter vindo isso na cabeça, não achei nada ruim este momento. Pode ser uma bobagem, mas foi algo instintivo). Saga se transformou em um deus maligno gigante, sua voz mudou e ele possui uma espécie de espada nas mãos. Os Cavaleiros se mostram incrédulos diante da situação. Seiya se joga contra o gigante Saga e a Armadura de Sagitário surge, tomando o seu corpo. Seiya carrega Saori nos braços, já vestido com a Armadura de Sagitário em forma de Centauro. Seiya voa galopando pelo céu, desviando dos golpes. Ele então saca uma flecha e mira em Saga. A energia de Sagitário faz Saori assumir a posição de Atena, inclusive com os adornos utilizados pela deusa. Seiya dispara a flecha e vence o gigante Saga. Os Cavaleiros de Ouro comemoram, Aldebaran grita em inglês: YES! Todos os Cavaleiros restantes estão reunidos no Santuário, Saori tem um discurso bonito sobre o poder e como ele deve ser utilizado para o bem. As suas vestimentas de Atena são muito bonitas. Ela recorda o final da batalha contra Saga, este já em forma humana novamente e em baixo de escombros.

Saga é finalmente vencido, mas será que um novo inimigo surgirá no futuro?
Saga é finalmente vencido, mas será que um novo inimigo surgirá no futuro?

Saga se arrependeu de tudo que fez e acaba morrendo (aquela borboletinha do começo do filme surge novamente do lado de Saga e a sensação que dá novamente é que ela terá alguma relação com uma possível continuação do filme, mas não dá para ter certeza). Saori discursa para todos os Cavaleiros de Ouro sobreviventes. O Santuário, lotado, vibra euforicamente. O filme termina!

Temos uma animação muito bacana das Armaduras dos Cavaleiros, mostrando os objetos montados das armaduras. A música Hero, versão Full, toca (a música é linda). Depois disso, começam a passar os créditos, com cenas do filme em um quadro ao lado (lembrou os finais de episódios da Fase Inferno). Aquelas pétalas ou penas que apareceram na cena onde o Mitsumasa Kido encontra Aiolos surgem caindo aqui também (mudando de cor). Após os créditos, aparece uma cena extra dos Cavaleiros dando parabéns para Saori (provavelmente uma referência ao aniversário da dubladora japonesa da Saori).


voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 01/05/2017