Introdução
A Fase Santuário da Saga de Hades foi publicada nas páginas da revista japonesa Weekly Shonen Jump, da Editora Shueisha, de forma semanal, entre fevereiro de 1989 e outubro de 1989, totalizando 16 capítulos.
No Brasil, ela foi lançada inicialmente pela Conrad Editora entre maio de 2003 e agosto de 2003, totalizando 7 volumes. Depois foi relançado pela própria Conrad Editora entre novembro de 2005 e janeiro de 2006, com os mesmos 7 volumes. Já em 2013, a Editora JBC lançou no formato idêntico ao japonês, desta vez com 4 volumes entre setembro e dezembro de 2013.
Capítulo 1: "Ressurreição! As 108 estrelas maléficas de Hades"
"Fukkatsu! Hadesu Hyaku-hachi no Masei"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de novembro de 1989; no Brasil: setembro de 2013 (Editora JBC)
Mestre Ancião está sentado nos Cinco Picos Antigos de Rozan e observa que, a mil quilômetros de distância, o selo que prendia Hades em uma imensa torre havia perdido a força. Uma nova Guerra Santa está prestes a começar!!! No Santuário, Nachi de Lobo e Ichi de Hidra dão bronca em alguns soldados que estão dormindo. Eles dizem que soaram alertas no Santuário e não é para soldados ficarem dormindo.
Os dois Cavaleiros de Bronze continuam andando e conversando, dizendo que agora que Atena está de volta ao Santuário, as pessoas que vivem nele se sentem mais seguras. De repente, os soldados que foram repreendidos parecem ver algo estranho. Enquanto isso, no Templo de Atena, Saori dorme, mas é acordada por um homem que diz ser Hades. Hades arranca a cabeça de Saori, mas tudo isso não passou de uma premonição do Mestre Ancião, que continua em Rozan. Nachi e Ichi escutam os gritos dos soldados e voltam para ver o que aconteceu. Os soldados estão caídos e, de repente, aparece um homem com túnica (provavelmente algum espectro de Cavaleiro de Prata morto no passado). Os Cavaleiros de Bronze tentam atacar os espectros, porém não conseguem acertar os golpes neles. Jabu aparece para ajudar, disparando o seu Galope do Unicórnio e os espectros misteriosamente somem.
Na Casa de Áries, Mu está de guarda e observa a chegada de um espectro. O espectro pede para Mu se ajoelhar perante ele e o Cavaleiro de Ouro obedece. O espectro ordena que Mu encontre e mate Atena, porém Mu se recusa, dizendo que mesmo a ordem vindo "dele", ele não pode fazer uma coisa dessas. Nisso, mais dois espectros surgem. Shina vai até o cemitério do Santuário e observa que vários túmulos foram abertos. Ela nota que os túmulos foram abertos por dentro e não por fora. De volta a Casa de Áries, os dois novos espectros se apresentam: são os cavaleiros de Ouro Afrodite de Peixes e Máscara da Morte de Câncer. Eles dizem que foram revividos por Hades, o que faz Mu se espantar. Os dois espectros que um dia já foram Cavaleiros de Ouro rasgam a túnica que vestiam e mostram suas armaduras: são negras, mas iguais as Armaduras de Ouro. Eles explicam que agoram eles vestem Surplices, sinal que eles são espectros leais a Hades.
Afrodite e Máscara da Morte tentam avançar, mas Mu os impede com a sua Parede de Cristal. Máscara da Morte tenta atacar com a sua Ondas do Inferno, porém tem o golpe repelido. O mesmo acontece com Afrodite, ao tentar disparar as Rosas Piranhas. Não existe maneira de atravessar a Parede de Cristal! Em Rozan, o Mestre Ancião avisa para Shunrei que ele terá que ir embora e talvez nunca mais volte. Na Casa de Áries, o outro encapuzado quebra a Parede de Cristal facilmente, fazendo com que Máscara da Morte e Afrodite tentem avançar novamente. Mu recebe alguns golpes deles, mas resiste. Quando Máscara da Morte iria disparar um novo golpe, é surpreendentemente atingido pelas costas. Seiya de Pégaso aparece.
Capítulo 2: "Lamentação! Lágrimas de sangue"
"Dokoku! Chi no Namida"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de novembro de 1989; no Brasil: setembro de 2013 (Editora JBC)
Seiya pergunta para o Mu o que está acontecendo. Logo em seguida ele encara Máscara da Morte e Afrodite e pergunta como os dois podem ter voltado a vida. Mu explica que eles são espectros de Hades e diz que o verdadeiro inimigo de Atena é Hades (as lutas anteriores foram eventos insignificantes). Mu pede para Seiya sair do Santuário pois não é mais lugar para ele ficar.
Em Rozan, Shiryu se despede de Shunrei, deixando-a sozinha, e parte para o Santuário. Na Sibéria, Hyoga se despede da sua mãe e sente um cosmo estranho se dirigindo para o Santuário. Shun, que está na mansão Kido, sente o mesmo cosmo. Tatsumi aparece e diz que Shun não pode ir para o Santuário. De volta a Casa de Áries, Seiya está indignado com o que Mu disse e quer ver Atena a qualquer custo. Mu o impede e, logo em seguida, Máscara da Morte entra na briga e dá um chute na cara do Seiya, para logo em seguida ficar pisoteando em cima do Pégaso. Seiya fica nervoso e joga Máscara da Morte para longe. Seiya resolve lutar e veste a sua armadura (que não está em bom estado).
Máscara da Morte pergunta para o Seiya, o que ele espera conseguir com uma armadura toda quebrada. Seiya responde que nem precisa de uma armadura para vencer Máscara da Morte. O Pégaso agarra Máscara da Morte e dispara o seu Turbilhão de Pégaso. O ex-cavaleiro de Câncer cai no chão e, quando Seiya iria disparar o golpe final, Mu o paralisa, dizendo para ele ir embora. Saori acorda, dizendo ter ouvido a voz de Seiya. Alguém misterioso chega para conversar com a Saori. De volta na Casa de Áries, Máscara da Morte tenta se aproveitar do fato de Seiya estar caido e ataca. Mu segura o braço de Máscara da Morte e diz que ele mesmo vai matar Seiya. Máscara da Morte voa longe com um simples movimento de Mu. O Cavaleiro de Áries dispara a Extinção Estelar e Seiya desaparece.
Shion percebe a farsa e pergunta para a Mu para onde ele enviou o Pégaso. Mu responde que todos que são atingidos pela Extinção Estelar são enviados para o Inferno. Máscara da Morte e Afrodite tentam avançar novamente, mas são detidos mais uma vez por Mu. É impossível passar por cima de Mu e até o mestre dele percebe isso, dizendo que é a primeira vez que o Cavaleiro de Áries mostra toda sua agressividade. Mu resolve acabar com tudo isso rapidamente e dispara mais uma Extinção Estelar, eliminando Afrodite e Máscara da Morte. Três novos espectros surgem: Saga de Gêmeos, Shura de Capricórnio e Camus de Aquário. Os três partem para cima de Mu e o Cavaleiro de Áries tenta de todas as formas se defender, mas lutar contra três grandes Cavaleiros de Ouro é muito complicado.
Mu recua, mas percebe que existe algo estranho com aqueles três cavaleiros: eles estão chorando, seus "corações estão chorando sangue". Mu entende toda a situação, mas é paralisado totalmente por seu Mestre, fazendo com que Saga, Shura e Camus passem pela Casa de Áries. De repente, o Mestre Ancião chega ao local. Shion rasga a sua túnica e mostra a sua armadura e a sua verdadeira aparência. Ele é o jovem Shion de Áries!
Capítulo 3: "Relógio de Fogo! As chamas reacendem"
"Hidokei! Futatabi Moyuru"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de novembro de 1989; no Brasil: setembro de 2013 (Editora JBC)
Mu fica surpreso ao ver Shion com a aparência jovem. O antigo mestre do Santuário explica que ele está com a aparência jovem graças ao poder de Hades e diz que, enquanto ele está jovem, Dohko está um velho acabado. Dohko responde, dizendo que tudo isso não passa de uma ilusão. Ele, antes de chegar no local, havia acendido o Relógio de Fogo. A vida de Shion e dos outros Cavaleiros de Ouro renegados durará apenas doze horas. Dohko ordena para que Mu parta e proteja Atena de todas as formas possíveis, durante as doze horas.
No Castelo de Hades, Máscara da Morte de Câncer e Afrodite de Peixes pedem mais uma chance para Radamanthys, porém o espectro não os perdoa, jogando os dois no buraco que leva até o mundo dos mortos. Radamanthys entra no Castelo de Hades, para pedir para Pandora que ela ordene a sua ida ao Santuário. Pandora recusa dizendo que já existem cavaleiros mortos lá e que Hades não permitiria que seus espectros se ferissem. Radamanthys é obrigado a aceitar as ordens! Mu chega à Casa de Touro e encontra Aldebaran estático, como se acabasse de disparar o seu Grande Chifre. Mu percebe que Aldebaran está morto. O Cavaleiro de Touro se sacrificou para proteger a Casa de Touro.
Um novo espectro surge por trás da armadura de Aldebaran: é Niobe de Deep. De volta ao Castelo de Hades, Radamanthys pergunta se Zelos de Sapo seguiu suas ordens, enviando espectros ao Santuário. Zelos questiona Radamanthys, perguntando se Radamanthys não tem medo de Pandora. O juíz vira as costas e não responde. Na Casa de Touro, Mu resolve lutar, mas quem ataca primeiro é o espectro, disparando o golpe Fragrância Profunda. Mu parece ter sido atingido em cheio pelo golpe, mas surpreende Niobe, que dá de frente com a Parede de Cristal de Mu.
O Cavaleiro de Ouro nem perde tempo lutando com o espectro e já parte para a próxima casa, Gêmeos. Niobe pergunta para Mu porque ele não vai lutar e Mu responde de forma simples: eu não preciso lutar contra alguém que já está morto. No mesmo instante, aparece ao fundo a alma de Aldebaran de Touro e o corpo do espectro explode, matando-o. Mu, que já está a caminho da Casa de Gêmeos, diz que a morte de Aldebaran não foi em vão e que ele fara de tudo para proteger Atena. Mu sente, também, que existe um cosmo estranho na Casa de Câncer.
Capítulo 4: "Gêmeos! Uma confissão de sangue"
"Jemini! Chi no Zange"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de novembro de 1989; no Brasil: setembro de 2013 (Editora JBC)
Milo e Saori conversam sobre Kanon. Saori diz que agora ele é um aliado, mas Milo não fica muito feliz com a notícia. Saga pede para Camus e Shura partirem, deixando ele sozinho na Casa de Gêmeos. Kanon, que está controlando a Armadura de Gêmos à distância, diz para Saga que Camus e Shura não vão conseguir sair da Casa de Gêmeos. Saga questiona Kanon, perguntando quem autorizou ele a utilizar a Armadura de Gêmeos. Kanon responde que foi Atena, o que faz Saga ficar surpreso.
Os dois começam a trocar ofensas e lembram do passado. Saga se irrita e ataca a Armadura de Gêmeos, arrancando o capacete. Só ai Saga percebe que Kanon está controlando a Armadura de Gêmeos à distância, assim como ele fazia. Saga diz que essa imitação não vai durar muito tempo e dispara um golpe, que atravessa todas as casas e atinge o Templo de Atena. Milo sente o barulho da explosão e corre para ver o que ocorreu. Ele encontra Kanon caído e machucado por causa do golpe de Saga. Milo começa a questionar a lealdade do antigo inimigo de Atena, dizendo que ele não perdoa tudo o que Kanon fez no passado. Saga começa a chorar, dizendo que não podia imaginar que seu irmão estaria protegendo a Casa de Gêmeos em seu lugar. Milo pede para Kanon sair do Santuário, mas o cavaleiro, que agora defende Atena, não quer ir embora e sim lutar.
Milo começa a disparar suas Agulhas Escarlates, para testar se realmente Kanon está arrependido. Kanon consegue aguentar as 14 agulhas que Milo disparou. Saori chega no local, pedindo para Milo parar. O cavaleiro parece não aceitar muito as ordens de Atena e se prepara para disparar a última agulha: Antares. Ele corre e dispara Antares, que atinge em cheio o peito de Kanon. Entretanto, Kanon não morre. Milo diz para Kanon que não existe mais inimigo naquele local e sim apenas um Cavaleiros de Ouro: Kanon de Gêmeos. Saori e Kanon se emocionam, pois Milo não disparou Antares e sim um golpe para contar a hemorragia das outras agulhas. Milo parte, dizendo que provavelmente ele e Kanon irão morrer nesta luta contra Hades.
Capítulo 5: "O mundo da morte na Casa de Câncer"
"Kyokaikyu no Naka no Shikai"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de janeiro de 1990; no Brasil: outubro de 2013 (Editora JBC)
Saga, Camus e Shura chegam a Casa de Câncer. Lá encontram uma ilusão da costa de Yomotsu Hira. Os mortos vivos que estão no local começam a atacar os Cavaleiros de Ouro renegados. Saga se livra dos mortos, disparando a sua Explosão Galáctica. Eles não entendem quem está criando estas ilusões, mas resolvem avançar. Na Casa de Áries, Shion percebe que o fogo do Relógio das Casas de Áries e Touro já se extinguiram.
Na Casa de Câncer, Saga, Camus e Shura continuam tentando atravessar, porém se deparam com ilusões parecidas com as da Casa de Gêmeos. De repente, eles reparam que estão na mão de Buda. Só ai, neste momento, eles descobrem quem está criando estas ilusões: Shaka de Virgem. Saga fica irritado com a situação comprometedora e dispara um golpe que atravessa a Casa de Câncer e a Casa de Leão, assustando o Cavaleiro de Ouro Aiolia, e atinge em cheio a Casa de Virgem, porém Shaka consegue se defender pois estava protegido por uma espécie de esfera cósmica. O Cavaleiro de Ouro de Virgem revida com o poderoso golpe Rendição Divina, atrevessando novamente o Santuário e atingindo em cheio a Casa de Câncer.
Shion e o Mestre Ancião sentem as energias dos golpes dados por Saga e Shaka e ficam totalmente paralisados. Shion tenta partir para a próxima casa zodiacal, mas o Mestre Ancião não o deixa. O antigo mestre do Santuário resolve, então, enfrentar o seu antigo amigo (no que seria a Guerra dos Mil Dias). Neste exato momento, Shiryu de Dragão chega ao local e está disposto a fazer de tudo para ajudar o seu mestre! O Cavaleiro de Dragão é repreendido por seu mestre, que questiona o fato dele estar lá quando deu ordens para ele ficar ao lado de Shunrei, nos Cinco Picos Antigos de Rozan!
Capítulo 6: "A ressurreição de Dohko!"
"Doko Fukkatsu!"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de janeiro de 1990; no Brasil: outubro de 2013 (Editora JBC)
Mu de Áries continua subindo as escadarias do Santuário. Ao chegar na Casa de Câncer, ele vê a destruição causada pelo poder do Shaka de Virgem e não sente mais os cosmos de Saga, Shura e Camus. Shiryu convence o Mestre Ancião, através de palavras emotivas, a ficar e lutar ao seu lado. Mestre Ancião tenta explicar que Atena está disposta a morrer, mas Shiryu não consegue compreender direito. De repente, Shion ataca Shiryu, interrompendo a conversa dele com o Mestre Ancião, mas é detido pelo próprio Mestre Ancião. Ele explica que aquele é Shion de Áries, o mestre de Mu. Shiryu fica perplexo com a presença de Shion.
Shion e o Mestre Ancião começam a travar uma luta intensa, porém a força de Shion aparenta ser maior neste momento. Ele está jovem e veste uma Surplice, enquanto o Mestre Ancião está velho e com o cosmo enfraquecido. De repente, o Mestre Ancião revida com o golpe Cólera dos Cem Dragões, que atinge em cheio Shion. Entretanto o golpe não teve o efeito desejado e Shion explica que se fosse anos atrás, ele teria sido derrubado com o golpe do Mestre Ancião, mas, como agora ele está velho, o poder dos seus golpes não é o mesmo. Shion dispara a sua Revolução Estelar e manda o Mestre Ancião para longe. Shiryu tenta ajudar, mas também é atingido por Shion. Shiryu se irrita e veste a sua Armadura de Dragão, disparando logo em seguida o golpe Cólera do Dragão. Shion defende o golpe com apenas uma mão.
O Mestre Ancião levanta e começa a conversar com Shiryu. O Cavaleiro de Dragão insiste em querer ficar lá para lutar e o Mestre Ancião finalmente aceita, dizendo que vai pedir desculpas pessoalmente para Atena. Agora os dois não são mais discípulo e mestre e sim dois Cavaleiros de Atena. Shion, irritado com a conversa dos dois, dispara mais um golpe, mas é detido pela Armadura de Ouro de Libra, que surge no caminho do ex-Cavaleiro de Áries. Mestre Ancião explica porque ficou 243 anos sentado diante da grande cachoeira dos Cinco Picos Antigos de Rozan: a carapaça velha que cobria o seu corpo começa a quebrar e surge Dohko de Libra, o jovem Cavaleiro de Ouro de Libra. Shiryu fica perplexo com o rejuvenescimento do seu antigo mestre.
Dohko explica que Atena lhe concedeu a honra de utilizar a técnica chamada de Misopetha Menos, a fórmula divina para o envelhecimento simulado. Dohko manda Shiryu partir e proteger Atena com a sua própria vida. O Cavaleiro de Dragão aceita sem hesitar. Dohko finalmente veste a Armadura de Libra e agora está pronto para enfrentar Shion com igualdade de força. Os dois lançam seus golpes: Cólera do Cem Dragões e Revolução Estelar. Mu, que ainda está na Casa de Câncer, é atingido por alguns espectros e fica imobilizado!
Capítulo 7: "Borboletas do Mundo da Morte! Fadas!"
"Shikai no Chou! Feari"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de janeiro de 1990; no Brasil: novembro de 2013 (Editora JBC)
O líder dos espectros, Giganto de Ciclope, pergunta qual o paradeiro de Saga, Shura e Camus. Ele então golpeia Mu de Áries. Quando estava prestes a eliminar o Cavaleiro de Áries, um espectro pede para enfrentar Mu. No Castelo de Hades, Radamanthys pergunta para Zelos se há novidades. O espectro de Sapo diz que não, mas também fala para o juiz não se preocupar, pois Myu está no Santuário. Na Casa de Câncer, o espectro que quer enfrentar Mu é justamente Myu de Borboleta, mas ele surge num primeiro momento apenas como ovas de inseto.
Mu decide ir embora, mas o espectro o golpeia com o golpe Terrível Erupção. Mu bloqueia com a Parede de Cristal e em seguida golpeia Myu com a Revolução Estelar. Entretanto, nada acontece. Então o espectro se transforma em uma larva e utiliza o golpe Fios de Seda, que envolve Mu em um casulo. Shiryu chega na Casa de Câncer. Como ela está vazia, ele segue em frente. Mu se liberta do casulo e encontra outro mais a frente. Então o casulo se quebra e de dentro sai Myu de Borboleta com sua aparência verdadeira. O espectro mostra ter golpes psicocinéticos, assim como Mu, mas o Cavaleiro de Ouro tem uma técnica muito mais avançada.
O espectro então apela para seu golpe Encantamento das Fadas, um golpe que faz com que várias borboletas da morte levem a alma do adversário para o mundo dos mortos. O golpe não funciona em Mu, pois a psicocinesia dele é maior. Mu prende Myu no golpe Rede de Cristal e o derrota utilizando a Extinção Estelar. Mu segue para Casa de Leão, mas uma borboleta sobrevive.
Capítulo 8: "O Leão dourado mostra suas presas!"
"Kiba Muku Ougon no Shishi"
Lançamento em tankobon no Japão: 9 de março de 1990; no Brasil: novembro de 2013 (Editora JBC)
Giganto de Ciclope e os demais espectros estão na frente da Casa de Leão, protegida por Aiolia. Giganto pergunta sobre o paradeiro de Saga, Shura e Camus e questiona se eles por acaso não se teletransportaram, mas Aiolia diz que, graças a proteção de Atena, não é possível acontecer teletransportes dentro das Doze Casas. Cinco espectros avançam contra Aiolia, que revida com o Relâmpago de Plasma, eliminando-os. Na escadaria das Doze Casas, Mu encontra os corpos de três espectros.
Na Casa de Leão, o espectro Laimi de Verme se oferece para enfrentar Aiolia, então penetra na terra e, com seu golpe Tentáculos de Verme, imobiliza o Cavaleiro de Ouro, dando uma brecha para os outros espectros passarem. Laimi tenta executar Aiolia, mas o Cavaleiro de Ouro eleva seu cosmo e se livra dos tentáculos. Laimi lança o golpe Rugido Sangrento, mas Aiolia revida com o Relâmpago de Plasma e derrota o espectro. Shiryu chega na Casa de Leão e acompanha Aiolia rumo a casa seguinte.
Na Casa de Virgem, os espectros liderados por Giganto percebem um cosmo diferente no meio deles, então Giganto pede para o espectro Kiew tirar sua máscara. Porém, Shaka de Virgem aparece e as atenções voltam-se para ele. Os espectros tentam golpeá-lo, mas o cosmo de Shaka o protege. Shaka está segurando um rosário na mão e explica a utilidade desse item: cada conta representa um espectro e quando ela muda de cor quer dizer que um espectro foi eliminado.
Capítulo 9: "As cento e oito contas!"
"Hyaku Hachi no Tama!"
Lançamento em tankobon no Japão: 9 de março de 1990; no Brasil: novembro de 2013 (Editora JBC)
Shaka lança o golpe Invocação dos Espíritos, mas Kiew desfaz o golpe. Kiew junto com mais dois espectros, Ox e Miles, avançam contra Shaka, que se protege. O Cavaleiro de Ouro quebra as súrplices dos três espectros, revelando que eles são na verdade Saga de Gêmeos, Shura de Capricórnio e Camus de Aquário. Aiolia fala para Shiryu que Shaka está se preparando para morrer.
Saga diz para Giganto que a missão é deles e que é para os espectros se afastarem. Shaka encara os três Cavaleiros de Ouro por alguns instantes, então ele pede para os três seguirem em frente. Giganto e os demais avançam contra Shaka, que os elimina com o golpe Rendição Divina. O Cavaleiro de Virgem diz que agora que eliminou quem os vigiava, Saga poderia contar a sua verdadeira intenção. Como o Cavaleiro de Gêmeos fala que a missão deles é matar Atena, Shaka leva Saga, Shura e Camus para um jardim ao lado da Casa de Virgem.
Capítulo 10: "Sob as Árvores Salas Gêmeas ..."
"Sarasouju no Shita ni ..."
Lançamento em tankobon no Japão: 9 de março de 1990; no Brasil: novembro de 2013 (Editora JBC)
Shaka fica embaixo de duas árvores gêmeas. Os quatro começam a lutar, apesar da desvantagem, Shaka utiliza seu golpe Tesouro do Céu e começa a tirar cada um dos sentidos dos três Cavaleiros de Ouro renegados. O Cavaleiro de Virgem diz que só há uma maneira de derrotá-lo, usando a Exclamação de Atena. Shaka tira mais três sentidos dos cavaleiros, "obrigando-os" utilizar a Exclamação de Atena.
Atena, Kanon e Milo sentem a intenção de Shaka em querer se sacrificar. Aiolia e Shiryu chegam na Casa de Virgem, mas encontram a porta que leva para o jardim trancado. Mu chega e diz para Aiolia que a intenção de Shaka é se sacrificar. O Cavaleiro de Virgem tem um flashback de quando era criança e estava num templo conversando com Buda, questionando-o sobre os males do mundo. Shaka tira o último sentido dos cavaleiros e eles utilizam a Exclamação de Atena. Uma explosão ocorre no Santuário.
O jardim fica deserto, só restando as duas árvores gêmeas. Shaka está sentado abaixo delas, ele escreve em quatro pétalas e as lança no ar. Shura percebe que terá de dar o golpe de misericórdia em Shaka, mas o Cavaleiro de Virgem desaparece.
Capítulo 11: "Em confiança de Atena ..."
"Atena ni Takusu ..."
Lançamento em tankobon no Japão: 9 de março de 1990; no Brasil: novembro de 2013 (Editora JBC)
Os três Cavaleiros de Ouro se emocionam e perdem perdão para Shaka, mas eles percebem que uma borboleta os vigia. Então eles acabam se contendo e voltam para a Casa de Virgem. Lá, eles se encontram com Aiolia, Shiryu e Mu. Saga entrega o rosário para Mu e Aiolia golpeia os três cavaleiros. Ele vai utilizar o Capsula do Poder, mas Mu o impede. Aiolia não se importa, pois ele quer vingar Shaka. Ele usa o Relâmpago de Plasma, mas Saga bloqueia o golpe.
Milo aparece e utiliza o golpe Agulha Escarlate nos três Cavaleiros de Ouro renegados. Saori recebe as pétalas que Shaka enviou e lê a palavra "Arayashiki". Na Casa de Virgem, Saga, Shura e Camus formam a posição da tríade para usar o golpe Exclamação de Atena novamente. Para se defenderem, Mu, Aiolia e Milo também formam a tríade. Os seis cavaleiros lançam a Exclamação de Atena.
Capítulo 12: "Atena! A decisão mortal"
"Atena! Shi no Ketsui!"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de maio de 1990; no Brasil: dezembro de 2013 (Editora JBC)
Os dois golpes são bloqueados no ar e uma esfera de energia surge entre os seis Cavaleiros de Ouro. Shiryu tenta interferir, mas os Cavaleiros de Ouro falam para ele se esconder. O Cavaleiro de Dragão eleva seu cosmo ao máximo e lança a Cólera do Dragão que interfere e desfaz a Exclamação de Atena. Aos pés da Estátua de Atena, Saori pede para Kanon pegar o item que está debaixo do trono do Grande Mestre. Mu, Milo e Aiolia encontram Saga, Shura e Camus debaixo dos escombros da Casa de Virgem.
Saori ordena que eles levem os três Cavaleiros Renegados para a última casa. Hyoga e Shun chegam na Casa de Áries e veem que o Relógio de Fogo já está aceso há oito horas. Seiya desperta em Star Hill (o local onde o Grande Mestre ia meditar) e tem um mau pressentimento. Mu, Aiolia e Milo levam Saga, Shura e Camus até Saori. Kanon entrega para Saga a adaga que ele utilizou há treze anos para tentar matar Atena. Então Saori se ajoelha diante de Saga e pede para ele cortar-lhe a garganta.
Capítulo 13: "A Armadura de Atena"
"Atena no Kurosu"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de maio de 1990; no Brasil: dezembro de 2013 (Editora JBC)
Saori acaba rasgando a própria garganta com a Adaga. A borboleta de Myu observa tudo. Então, no Castelo de Hades, Zelos conta para Radamanthys que Atena se matou. Pandora castiga Radamanthys, pois ele desobedeceu as ordens de Hades e isso resultou na morte de vários espectros. Saga, Shura e Camus chegam ao Castelo de Hades com o corpo de Saori. Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun chegam aos pés da Estátua de Atena. Shion aparece e ordena que os Cavaleiros de Bronze vão para o Castelo de Hades derrotá-lo.
Eles chamam Shion de traidor, mas o antigo Mestre diz que nenhum deles traiu Atena, eles somente queriam o sangue de Atena. Então Shion passa o sangue da Saori na estátua que diminui de tamanho e vira uma pequena estátua dourada. Shion explica que foi tudo um plano deles para derrotar Hades, mas eles tinham que fingir ser servos de Hades ou eles não teriam essas doze horas de vida para poder executar o plano. Ele também fala que a batalha começou e que Atena e Shaka não estão fora de combate. Shion utiliza o sangue de Saori para restaurar as quatro Armaduras de Bronze.
Capítulo 14: "Vamos! Novas armaduras"
"Yuke! Nyu Kurosu"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de maio de 1990; no Brasil: dezembro de 2013 (Editora JBC)
Shion entrega a Armadura de Atena para Seiya. Em seguida, os quatro Cavaleiros de Bronze partem para o Castelo de Hades. Shion desaparece. Dohko observava tudo, então ele também parte para o Castelo de Hades.
Saga, Shura e Camus se apresentam para Pandora e eles dizem que só entregarão o corpo de Saori para Hades. Ela não aceita e Zelos puxa o pano onde está o corpo de Atena e vê que está vazio, era tudo uma farsa. Camus golpeia Zelos e Shura imobiliza Pandora, mas, com o nascer do Sol, os três começam passar mal. As doze horas acabaram.
Capítulo 15: "O portal para o Mundo dos Mortos"
"Meikai e no Tobira"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de maio de 1990; no Brasil: dezembro de 2013 (Editora JBC)
Pandora ordena que todos saiam do Castelo de Hades. Então ela começa descer uma escadaria em espiral que há dentro de um poço no Castelo. No lado de fora, Mu, Aiolia e Milo enfrentam Radamanthys, mas o poder dos três está reduzido a um décimo da força por causa do cosmo de Hades que há ao redor do Castelo. Radamanthys joga os três dentro do fosso que leva ao Mundo dos Mortos. Na sala de Pandora, Zelos chuta Camus por causa do golpe que o Cavaleiro de Aquário aplicou no espectro.
Radamanthys sente um cosmo poderoso se aproximar e então os Cavaleiros de Bronze chegam. Hyoga golpeia Zelos, mas não dá tempo: Saga, Shura e Camus desaparecem nos braços dos Cavaleiros de Bronze. Por serem Cavaleiros de Bronze, Radamanthys os ignora, porém Zelos quer enfrentá-los. Hyoga o golpeia e Zelos fica com medo. Radamanthys fala para Zelos que não irá ajudá-lo. O espectro então vai com tudo pra cima de Hyoga, que vinga seu mestre aplicando a Execução Aurora.
Capítulo 16: "Desperte! Oitavo Sentido"
"Mezameyo! Eito Senshizu"
Lançamento em tankobon no Japão: 10 de maio de 1990; no Brasil: dezembro de 2013 (Editora JBC)
Seiya desafia Radamanthys, que acha estranho os Cavaleiros de Bronze não estarem sendo afetados pelo poder de Hades. Radamanthys é protegido por Valentine de Harpia e outros espectros. O Juiz da Morte ordena que toda a sua tropa vá para o Mundo dos Mortos. Os demais espectros se apresentam, são Sylphid de Basilisco, Gordon de Minotauro e Queen de Mandrágora. Radamanthys e os espectros pulam no fosso que dá para o Mundo das Trevas (o mesmo que Pandora desceu anteriormente), mas Seiya se agarra a Valentine e cai junto com ele.
Shiryu, Hyoga e Shun também se preparam para pular, mas Dohko aparece e impede que eles pulem. Então o Cavaleiro de Libra explica sobre o Arayashiki, ou Oitavo Sentido, e que despertá-lo é a única maneira dos cavaleiros não ficarem sobre as ordens de Hades dentro do Mundo dos Mortos. Entretanto, isso só é possível pois os Cavaleiros de Bronze tiveram suas armaduras restauradas com o sangue de Atena. Os quatro pulam dentro do fosso enquanto o Castelo de Hades desmorona.
última atualização realizada em: 03/03/2022